Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O Museu das Culturas Dom Bosco - MCDB
História do Museu das Culturas Dom Bosco
Estrutura Organizacional
Equipe
Programas
Projetos
Exposições de Longa Duração
Exposições temporárias
Acervo
Museus Comunitários
Arqueologia
Etnologia
Mineralogia
Paleontologia
Zoologia
Museu de Meruri
Museu de Sangradouro
Artigos
Livros
Facebook
Orientações para Grupos Escolares
Orientações Gerais
Loja
Agendamento de grupos e escolas
Programação
Atividades
Palestras
Seminários
Oficinas
Campo Grande, 17 de Dezembro de 2017

Notícias

Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
Acessibilidade é o Desafio da 10° Semana Nacional de Museus no MCDB
15/05/12 
Por: Iolanda de Castro Utuari & Dirceu M. van Lonkhuijzen
De Museu das Culturas Dom Bosco

 

Pessoas Surdocegas visitam o Museu das Culturas Dom Bosco

 

O Museu das Culturas Dom Bosco realizou em 15 de maio de 2012 a “Ação Educativa – Acessibilidade às Pessoas Surdocegas no Museu”, em comemoração a 10ª Semana de Museus. O evento foi idealizado pelo Prof. Dirceu Maurício van Lonkhuijzen, organizado em parceria com os Projetos: Indio Surdo e Surdocegueira do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS/SED/MS e equipe de profissionais do atendimento ao Surdocego do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação - CEADA e demais escolas públicas estiveram representadas pelos estudantes surdocegos, guias intérpretes juntamente com familiares. O grupo de seis pessoas surdocegas realizou uma visita sensorial na exposição de arqueologia e etnologia. Na oportunidade cada surdocego teve o atendimento de um guia-intérprete voluntário que facilitou a esses o acesso à comunicação, informações e locomoção com segurança dentro do museu das Culturas Dom Bosco.

Como as pessoas surdocegas apresentam além de surdez também deficiência visual, o museu visando assegurar a acessibilidade a esses convidados que estão impossibilitados de explorar visualmente o acervo apresentado, viabilizou um mapa tátil no espaço expositivo e o acesso a algumas peças que foram emprestadas de uma coleção particular da curadora do MCDB Aivone Carvalho Brandão para que pudessem explorá-las tatilmente.

As pessoas surdocegas, familiares e colaboradores que participaram desse evento expressaram muita alegria pela oportunidade, pois até o momento não conheciam o museu, esperam que outros eventos como esse ocorram com mais frequência. Essa é mais uma realização da parceria da Secretária de Estado de Educação e o Museu das Culturas Dom Bosco.

Veja as fotos do evento em: http://www.facebook.com/pages/Museu-das-Culturas-Dom-Bosco-MCDB/219972954729520#!/media/set/?set=a.308284342580662.71589.100001972978704&type=3

Conteúdo Relacionado
01/11/17
Museu não abrirá neste feriado
Comunicado de Funcionamento
Semana da Páscoa
RECESSO DE FINAL DE ANO NO MUSEU
Dia de Finados o museu não abre
Eleições municipais 2016
O museu estará fechado nos dias 10 a 12 de outubro
07/07/16
Sexta-feira dia 08/07 o Museu estará fechado a tarde!