Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O Museu das Culturas Dom Bosco - MCDB
História do Museu das Culturas Dom Bosco
Estrutura Organizacional
Equipe
Programas
Projetos
Exposições de Longa Duração
Exposições temporárias
Acervo
Museus Comunitários
Arqueologia
Etnologia
Mineralogia
Paleontologia
Zoologia
Museu de Meruri
Museu de Sangradouro
Artigos
Livros
Facebook
Orientações para Grupos Escolares
Orientações Gerais
Loja
Agendamento de grupos e escolas
Programação
Atividades
Palestras
Seminários
Oficinas
Campo Grande, 16 de Outubro de 2017

Galeria de Fotos

Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
Exposição do Museu das Culturas Dom Bosco atrai 40 mil visitantes
01/10/12 
Por: Marcelo Armôa
De Campo Grande
Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso

 
Evento no Shopping Norte-Sul Plaza leva o Museu das Culturas Dom Bosco à comunidade.

A exposição temporária “Redescobrindo o Museu”, organizada pela Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) e o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB), recebeu 40 mil visitações durante o período em que esteve instalada na Praça de Eventos do Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande. Foram 12 dias de mostra – entre 18 e 30 de setembro – proporcionando aos clientes e frequentadores do estabelecimento comercial o acesso a parte das coleções de etnologia, zoologia, mineralogia, arqueologia e paleontologia do MCDB.  Foi a primeira vez, em mais de seis décadas de existência, que o Museu das Culturas Dom Bosco promoveu uma exposição temporária fora de suas instalações.

Durante os 12 dias da exposição, o público também assistiu às apresentações culturais e participou de atividades lúdicas promovidas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Colégio Salesiano Dom Bosco (CSDB), os Salesianos Ampare e a Casa Dom Bosco (CDB) – unidades ligadas à Missão Salesiana de Mato Grosso, mantenedora do Museu. No livro de assinaturas da exposição, além de visitantes de Campo Grande, foram registradas a presença de pessoas vindas de várias cidades de Mato Grosso do Sul, como Dourados, Aquidauana, Bonito, Ivinhema, Corumbá, Rio Negro, Três Lagoas, Iguatemi, Jardim, Aparecida do Tabuado, Costa Rica, Chapadão do Sul, Ladário, Sidrolândia, Miranda, Amambai, Ponta Porã, Corguinho, Coxim e São Gabriel do Oeste. Também assinaram o livro visitantes de Pelotas, Porto Alegre (RS);  São Paulo, Campinas, São Carlos, Botucatu, Araçatuba, Presidente Prudente, Santo André, São José do Rio Preto, Vilhena, Ilha Solteira (SP); Joinville, Timbó e Florionópolis (SC); Rio de Janeiro (RJ); Serra (ES); Cascavel e Maringá (PR); Brasília; Belo Horizonte (MG); Cuiabá e Rondonópolis (MT), Goiânia (GO), Salvador (BA), Portugal, Peru e Estados Unidos.

A mostra “Redescobrindo o Museu” teve por objetivo apresentar ao público uma seleção de peças que ficavam expostas no antigo Museu Dom Bosco (também conhecido como Museu do Índio) e que atualmente encontram- se guardadas em reserva técnica. De acordo com os coordenadores da exposição “Redescobrindo o Museu”, a experiência de realizar uma atividade fora das dependências da instituição foi “extremamente positiva” e deverá servir de base para um possível projeto de itinerância do MCDB, a ser implantado futuramente.

Conteúdo Relacionado
27/10/12
Aniversário de 61 anos do MCDB na 9ª FECON
07/12/12
Final de Ano no Museu recebe 200 visitantes no primeiro dia de evento
18/04/12
Fotografias de Sérgio Sato no MCDB
07/04/12
Gravação das chamadas do programa Atualidades da TV Morena no MCDB
16/08/11
I Encontro de acessibilidade em Museus e Instituições Culturais/RJ 2011
Curso de conservação de unidades ambientais - WWF
Exposição Temporária de Ciências Naturais
18/11/10
Os visitantes do MCDB